Última Atualizaçãodo site: 26/11/2021 16:42:51
x

PASSEATA CAPS

CISNORPI comemora Dia Nacional da Luta Antimanicomial

Quarta-feira, 22 de maio de 2013

Última Modificação: // | Visualizada 404 vezes


Ouvir matéria

O Consórcio Público Intermunicipal de Saúde do Norte Pioneiro (CISNORPI) realizou nesta terça-feira, 21, em Jacarezinho uma passeata em comemoração ao Dia Nacional da Luta Antimanicomial. A concentração aconteceu em frente ao Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) e desceu a Rua Paraná até a Praça Rui Barbosa. O evento contou com a Fanfarra Municipal, pacientes e familiares do CAPS, alunos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) e a população em geral.

O Dia da conscientização sobre a exclusão do portador de sofrimento mental, de combate ao preconceito e a discriminação que por longos anos condenou essas pessoas ao espaço fechado do manicômio. “Essa passeata tem a proposta de ressaltar a importância de se tratar o sofrimento psíquico em meio aberto, sem excluir o cidadão do convívio social”, explica o panfleto distribuído durante o evento.

O CAPS é mantido pelo Consórcio Público Intermunicipal de Saúde do Norte Pioneiro (CISNORPI) e foi implantado em outubro de 2004. Este é um serviço comunitário ambulatorial que toma para si a responsabilidade de cuidar de pessoas que sofrem com transtornos mentais, em especial os transtornos severos e persistentes, no seu território de abrangência.

A atenção deve incluir ações dirigidas aos familiares e comprometer-se com a construção dos projetos de inserção social, respeitando as possibilidades individuais e princípios de cidadania que minimizem o estigma e promovam a melhor qualidade de vida e inclusão social possíveis.

Fonte: TEXTO: Marcos Junior - FOTOS: Jivago França

 Galeria de Fotos

 Veja Também