Última Atualizaçãodo site: 26/11/2021 16:42:51
x

AMUNORPI

Reunião da AMUNORPI em Carlópolis conta com Primeira Dama do Estado

Sábado, 22 de junho de 2013

Última Modificação: // | Visualizada 766 vezes


Ouvir matéria

A 9ª reunião da Associação dos Municípios do Norte Pioneiro (AMUNORPI) aconteceu na manhã desta sexta-feira, 21, em Carlópolis. Na pauta estavam assuntos relativos ao Instituto das Águas, CODAR e a presença da Primeira Dama do Estado, Fernanda Richa.

Participaram os prefeitos: Guilherme Cury (Tomazina e Presidente da AMUNORPI), Pedro de Oliveira (Guapirama), Claudinei Benetti (Pinhalão), Beto Ragazzo (Ibaiti), Atahyde Santos (Wenceslau Braz), Vanderlei Siqueira (Jaboti), Pedro Claro (Santo Antônio da Platina), Geraldo Maurício (Ribeirão Claro) e Marcos David (Carlópolis). Também participou o deputado federal Abelardo Lupion, o deputado estadual Pedro Lupion, Sidnei Ferreira (Secretário Municipal de Assistência Social de Jacarezinho que representou o prefeito Dr. Sérgio), Crisleini Carulla (CISNORPI), entre outras autoridades regionais.

O Presidente do Instituto das Águas, Márcio Nunes, destacou que o Governo do Estado irá disponibilizar R$ 150 mil a fundo perdido para os municípios na área de infraestrutura. “Muitos tubos (manilhas) que estão sendo distribuídas pelo Paraná é produzidos por apenados que estão no regime semi-aberto e contribuem para a sociedade”, enfatiza.

Patrulha do Campo

O Patrulha do Campo é coordenado pela Secretaria da Agricultura e do Abastecimento e executado pela Companhia de Desenvolvimento Agropecuário do Paraná (CODAPAR). O maquinário já está atuando nos municípios, como é o caso no Consórcio Intermunicipal para o Desenvolvimento da Bacia do Paranapanema (G5). Entregue em Jacarezinho, os equipamentos foram encaminhados para Carlópolis, onde atuarão por 45 dias, depois passarão por Ribeirão Claro, Jacarezinho e Joaquim Távora.

Também receberam equipamentos municípios do Norte Pioneiro pertencentes ao CIVARC (Conselheiro Mairinck, Ibaiti, Jaboti, Japira, Jundiaí do Sul, Pinhalão e Tomazina), CODREN (Salto do Itararé, Santana do Itararé, Siqueira Campos e Wenceslau Braz), Caminhos do Tibagi (Curiúva e Figueira), CODENOP (Abatia e Ribeirão do Pinhal) e Bacia do Paranapanema (Barra do Jacaré, Cambará e Santo Antônio da Platina).

Cada patrulha é composta por uma escavadeira, um trator de esteira, uma pá-carregadeira, uma motoniveladora, um rolo-compactador, um caminhão-comboio, uma caminhonete e cinco caminhões basculantes. A cada três patrulhas, a Codapar também disponibilizará uma carreta para o transporte dos equipamentos. Todo o maquinário está avaliado em mais de R$ 4,5 milhões. 

Fernanda Richa

A Secretária Estadual da Família e Desenvolvimento Social, Fernanda Richa, destacou os projetos na sua área, como o Família Paranaense. Dos 26 municípios do Norte Pioneiro, 21 já aderiram ao programa, sendo que Tomazina, São José da Boa Vista e Wenceslau Braz são prioritários da primeira fase do programa em 2012. Já Curiúva, Figueira, Jaboti, Jundiaí do Sul, Ribeirão do Pinhal, Salto do Itararé e Santana do Itararé são prioritários da fase de expansão do programa este ano.

Segundo a secretária, a adesão do município ao Família Paranaense é um passo muito importante para quem trabalha na efetivação de uma nova política de assistência social no Estado. “Dos 399 municípios paranaenses, este é o 356ª que passa a fazer parte do Família Paranaense. Só nos nove municípios prioritários aqui do Norte Pioneiro já estamos atendendo cerca de 720 famílias que mais precisam da nossa ajuda para superar suas fragilidades e conquistarem sua independência”, destacou Fernanda Richa.

 

Fonte: Marcos Junior

 Galeria de Fotos

 Veja Também