Última Atualizaçãodo site: 26/11/2021 16:42:51
x

TRIBUNAL DE CONTAS

TCE capacita servidores para novo Sistema de Informações Municipais

Quarta-feira, 03 de julho de 2013

Última Modificação: // | Visualizada 79 vezes


Ouvir matéria

O Tribunal de Contas do Paraná (TCE-PR) promoveu nesta terça-feira, 2,em Santo Antonioda Platina a capacitação dos servidores das prefeituras da região para o uso do novo o Sistema de Informações Municipais Acompanhamento Mensal (SIM-AM). Cerca de 200 funcionários dos setores administrativos e contábeis de 26 prefeituras dos municípios que compõem a Associação os Municípios do Norte Pioneiro (Amunorpi) participaram do curso que aconteceu na Câmara de Vereadores. A capacitação também teve o apoio da entidade. Teve participação de funcionários da Prefeitura de Guapirama.

O treinamento para o novo sistema de prestação de contas do TCE-PR está sendo promovido em todo estado em 16 seminários destinados aos servidores encarregados do envio de informações contábeis, financeiras, patrimoniais e orçamentárias ao Tribunal, por meio do SIM-AM. De acordo com o analista de controle do TCE-PR, Edson Custódio, o treinamento serve como base para os funcionários se atualizarem com o novo sistema de envio, que contará com algumas opções de prestação de contas diárias das prefeituras. “São novas regras de contabilidade que estão em vigor desde fevereiro e que sofreram uma mudança significativa na forma que os dados são apresentados. A capacitação foi uma iniciativa do Tribunal de Contas para os servidores municipais estejam capacitados para esta mudança, que contará com a prestação de informações em tempo real”, explicou.

No mês que vem, vence o prazo para as prefeituras enviarem as informações relativas aos sete primeiros meses de 2013. Após este prazo o envio de contas do executivo deverá ser feito com informações diárias ou mensais. “Execuções de despesas diárias, licitações e empenhos são algumas das informações que poderão ser enviadas rapidamente ao TCE através das novas técnicas de contabilidade que determinaram alterações significativas em todos os sistemas gerenciais e de controles”, salientou Custódio. O curso teve duração das 9h às 17h e foi oferecido gratuitamente pelo TCE-PR aos servidores.

Fonte: Aline Damásio – Jornal Tribuna do Vale

 Veja Também