Última Atualizaçãodo site: 03/12/2021 10:31:57
x

MEDICINA

Prefeitos se unem pelo curso de medicina na região

Segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Última Modificação: // | Visualizada 587 vezes


Ouvir matéria

O presidente da Associação dos Municípios do Norte Pioneiro (AMUNORPI) e prefeito de Tomazina, Guilherme Cury, solicitou na manhã deste sábado, 09, em Londrina a Ministra Chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, e aos deputados federais André Vargas e Alex Canziani a instalação de um curso de medicina no Norte Pioneiro.

Na sexta-feira, 9, em reunião da sede da AMUNORPI os prefeitos acordaram em recolher assinatura e apoiar a candidatura em prol de Santo Antônio da Platina. “Já existe o Hospital Regional que poderá abrigar momentaneamente o curso. Além disto, podem ser disponibilizados vários alqueires de terra em torno do local para expansão”, comenta o Presidente da AMUNORPI.

Membros da Comissão platinense (Padre Rosinei, Andréa Vaz, Glair Vilas Boas, Jefferson de Oliveira) para a implantação do curso do municipio demonstraram com gráficos a real necessidade do Norte Pioneiro. Os prefeitos assinaram um manifesto e levaram para cada municipio cópias para recolhimento de assinaturas.

Uma equipe da Universidade Federal do Paraná (UFPR) estaráem Santo Antônioda Platina visitando as instalações do Hospital Regional do Norte Pioneiro, além do Pronto Socorro, Instituto do Rim, local onde será instalado o Centro de Hemodinâmica, entre outros pontos.

Com 20 prefeitos dos 26 que fazem parte da Associação dos Municípios do Norte Pioneiro, Guilherme Cury, apresentou o pedido formal para que a região seja beneficiada com este curso. “Todos os municípios precisam deslocar pacientes para os grandes centros (Curitiba ou Londrina) para tratamento em diversas especialidades”, explica o Presidente da AMUNORPI.

A Ministra Chefe da Casa Civil ressalta que o Norte Pioneiro que o Governo Federal tem feito uma grande expansão na área da saúde pública em todo o Brasil. “Iniciamos com o programa Mais Médicos. Além disto, eu garanto que o Norte Pioneiro terá um curso de medicina. Será feito um levantamento técnico para poder saber qual o local escolhido para receber este grande sonho da comunidade”, finaliza Gleisi Hoffmann.

Participaram do evento em Londrina os prefeitos de Jacarezinho (Sérgio Eduardo de Faria, Dr. Sérgio), Guapirama (Pedro de Oliveira), Abatiá (Lourdes Yamagami), Carlópolis (Marcos Antônio David), Conselheiro Mairinck (Carlos Bueno), Ibaiti (Beto Regazzo), Jaboti (Vanderlei de Siqueira), Joaquim Távora (Gelson Mansur), Jundiaí do Sul (Márcio Leandro), Pinhalão (Claudinei Benetti), Quatiguá (Fernando Dolenz), Ribeirão Claro (Geraldo Maurício), Ribeirão do Pinhal (Dartagnan Fraiz), Santo Antônio da Platina (Pedro Claro), Salto do Itararé (Israel Domingos), Santana do Itararé (José Izaac), São José da Boa Vista (Sérgio Kroneis) e Wenceslau Braz (Athayde dos Santos).

 

Fonte: Marcos Junior

 Galeria de Fotos

 Veja Também