Última Atualizaçãodo site: 26/11/2021 16:42:51
x

NOVEMBRO AZUL

“É importante participação dos homens em campanha”, afirma prefeito

Segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Última Modificação: // | Visualizada 464 vezes


Ouvir matéria

O prefeito de Guapirama Pedro de Oliveira destacou na última semana que é importante a atenção dos homens para a campanha “Novembro Azul”. O tema da campanha - Um Toque, um Drible - pretende conscientizar os homens sobre a necessidade de se submeter a exames preventivos.

“É importante lembrar que o Instituto Nacional do Câncer (Inca) informou que foram identificados mais de 60 mil novos casos da doença”, ressalta o prefeito Pedro de Oliveira. O instituto considera câncer de próstata uma doença da terceira idade, porque cerca de três quartos dos casos no mundo surgem a partir dos 65 anos.

A próstata é uma glândula presente nos homens, localizada abaixo da bexiga e à frente do reto. O câncer pode ser descoberto inicialmente no exame clínico, um toque retal, exame que enfrenta a resistência de muitos homens, combinado com o resultado de um exame no sangue. Se detectado o tumor, só a biópsia é capaz de confirmar a presença de um câncer.

Segundo o Inca, no Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens, atrás do câncer de pele. Em valores absolutos, é o sexto tipo mais comum no mundo e o mais prevalente em homens, representando 10% do total de cânceres. A taxa de incidência do câncer de próstata é seis vezes maior nos países desenvolvidos em comparação aos países em desenvolvimento. O tratamento vai depender do estágio da doença, e pode ser feito com cirurgia, radioterapia, tratamento hormonal e algumas vezes apenas observação médica.

Fonte: Marcos Junior

 Veja Também