Última Atualizaçãodo site: 29/11/2021 16:50:16
x

ELEIÇÃO AMUNORPI

Edão assume Presidência da AMUNORPI

Segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

Última Modificação: // | Visualizada 672 vezes

Prefeito de Barra do Jacaré prega união entre municípios


Ouvir matéria

A eleição da Associação dos Municípios do Norte Pioneiro (AMUNORPI) ocorrida na última sexta-feira, 13, em Japira elegeu por unanimidade o prefeito de Barra do Jacaré, Edimar Alboneti, o Edão, para a presidência na gestão 2014. O primeiro vice-presidente será o prefeito de Wenceslau Braz, Atahyde Junior, e o segundo vice-presidente será o prefeito de São José da Boa Vista Pedro Sérgio Kronéis.

O Conselho Fiscal ficou definido: Guilherme Cury (Tomazina), Sérgio Eduardo de Faria, Dr. Sérgio (Jacarezinho), Fabiano Lopes (Siqueira Campos), Beto Regazzo (Ibaiti), Claudinei Benetti (Pinhalão) e Valdir Garcia (Figueira).

Após a eleição, o Presidente recém-eleito ressaltou que é importante a continuação do trabalho entre a união dos prefeitos e municípios. “Por muitos anos o Norte Pioneiro ficou conhecido como Ramal da Fome, temos que mudar isto para o Ramal do Desenvolvimento”, ressalta o prefeito de Barra do Jacaré.

“É muito importante a união entre os prefeitos nesta eleição. Para que a Associação continue forte e unida em prol dos projetos voltados para o Norte Pioneiro”, enfatiza Sérgio Eduardo de Faria, Dr. Sérgio, prefeito de Jacarezinho.

Durante este ano, o atual presidente da AMUNORPI e Prefeito de Tomazina, Guilherme Cury, realizou reuniões ordinárias itinerantes e com a presença de Secretários de Estados. “Eles podem tirar dúvidas e trazer programas estaduais que podemos batalhar para trazer às nossas cidades e região”, enfatiza.

Entre eles participaram Fernanda Richa (Secretaria da Família) Evandro Rogério Roman (Secretaria de Esportes), Ratinho Junior (Secretaria de Desenvolvimento Urbano), Luiz Claudio Romanelli (Secretaria de Trabalho), Norberto Ortigara (Secretaria de Agricultura), Mounir Chaowiche (COHAPAR), entre outros.

Educação Superior

Os prefeitos se empenharam nos últimos meses em busca de cursos superiores para o Norte Pioneiro. Recentemente foi entregue pedido de um curso de medicina à esfera estadual (governador Beto Richa) e também a nível federal (Ministra Chefe da Casa Civil Gleisi Hoffmann). Além de uma visita de uma comitiva à Brasília para mostrar força e união entre os municípios.

Uma equipe da Universidade Federal do Paraná (UFPR) esteve em Santo Antônio da Platina visitando as instalações do Hospital Regional do Norte Pioneiro, além do Pronto Socorro, Instituto do Rim, local onde será instalado o Centro de Hemodinâmica, entre outros pontos. Os municípios da região não se mobilizam apenas por um curso superior de medicina no Norte Pioneiro. O prefeito de Jacarezinho Sérgio Eduardo de Faria, Dr. Sérgio, solicitou ao Secretário Estadual de Ciências e Tecnologia, João Carlos Gomes, a implantação de curso superior na área de tecnologia na cidade.

Ele destaca que a cidade tem a reitoria da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) e o Instituto Federal (IF) que poderiam ser o suporte para este novo curso. “Esta área está em expansão. Temos um Parque Tecnológico instalado em nossa cidade onde poderia ser mais uma oportunidade para os alunos que ingressarem na área”, enfatiza Dr. Sérgio.

Recentemente o Reitor da UENP, Rinaldo Bernardelli Junior, ressaltou numa sessão da Câmara Municipal de Jacarezinho que um curso de odontologia é algo muito concreto para a cidade. “Já foi feito um projeto. Ele já foi aprovado no conselho universitário e já foi enviado a Secretaria de Ciência e Ensino Superior e está lá parado. Este curso em minha opinião tem mais chance de sair meio logo, digamos assim. O curso de farmácia foi solicitado que fosse implantado em Jacarezinho, foi colocado nos planos da universidade para implantação”, afirmou o professor Rinaldo.

Eleições passadas

Desde a eleição passada, com os prefeitos eleitos desta nova administração (2013-2016), o sistema tem sido mais tranquilo. É feita uma reunião preliminar na sede da AMUNORPI, onde os candidatos se apresentam e debatem os projetos. Na reunião festiva de Japira é feita apenas a eleição.

A Associação viveu uma fase terrível em junho de 2009 com o prefeito de Carlópolis, Issac Tavares, então presidente da entidade, cassado. Após muitos acordos políticos e promessas o prefeito de São José da Boa Vista, Dilceu Bona, assumiu a entidade. Em dezembro de 2009, após quase duas horas de reunião a portas fechadas na prefeitura de Japira, o nome de Luiz Liechok, prefeito de Siqueira Campos, foi eleito. A escolha não agradou muitos prefeitos, que na época acusaram pessoas de fora de fazerem manobras politicas e não participaram da votação.

Já em dezembro de 2010 a situação foi mais vexatória. Após muita discussão, prefeitos ameaçando a sair nas vias de fatos, a reunião foi marcada por abandono de prefeitos da reunião. O prefeito de Barra do Jacaré, Edmar Alboneti, foi eleito. 13 prefeitos ameaçaram fundar uma nova associação. Depois de muita conversa e acordos politicos houve outra votação e o prefeito de Joaquim Távora, Claudio Rivelino, foi eleito. Um mês depois da posse oficial, um fato pessoal o fez renunciar e passar o comando ao prefeito de Ribeirão do Pinhal, Dartagnan Fraiz.

 

Fonte: Marcos Junior

 Galeria de Fotos

 Veja Também