Última Atualizaçãodo site: 29/11/2021 16:50:16
x

ÁGUA

Sanepar atua em Guapirama para evitar desabastecimento

Quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

Última Modificação: // | Visualizada 364 vezes


Ouvir matéria

Altas temperaturas e pouco volume de chuva somados a um fluxo maior de pessoas por causa das festas de final de ano e férias de janeiro estão fazendo a Sanepar – Unidade de Santo Antônio da Platina - que atende 19 municípios da região, a voltar maior atenção ao município de Guapirama.

Em Guapirama, foram perfurados três poços, mas apenas um está reforçando o abastecimento. “A água dos outros dois não tinha qualidade. Quando isso acontece, não podemos utilizá-los”, explicou o gerente regional da Sanepar, Gandy Ney de Camargo.


Dicas para o uso racional da água

Além dos problemas que esses municípios já enfrentam, há também a questão do uso racional da água, independente se a cidade tem ou não dificuldades com o abastecimento.

A Sanepar está divulgando dicas para a população economizar água. “É preciso utilizar o produto de forma racional e consciente O que sobra para alguns pode faltar para outros”, alertou o gerente.

Torneiras - Elas não precisam ficar abertas enquanto você ensaboa as mãos, faz a barba, escova os dentes, lava roupas e louças. Feche as torneiras e volte a abrir apenas na hora de enxaguar.

Vasos sanitários - Diminua as descargas. Regule periodicamente a válvula hidra ou a caixa de descarga. Nunca jogue cigarros, absorventes ou papéis dentro do vaso. Além de favorecer o entupimento das redes, serão necessárias mais descargas.

Chuveiros
Diminua o fluxo de água do chuveiro. Você pode mantê-lo fechado enquanto se ensaboa.
Lavadora de roupa- Sempre que possível, reutilize a água da máquina de lavar roupa para limpar o quintal, calçadas e pisos ou para lavar tapetes, tênis e panos de chão. Reaproveite a água do último enxágue.

E mais -Quando for viajar, desligue o registro do cavalete de entrada de água, para evitar qualquer desperdício durante a ausência. Evite lavar calçadas e carros e irrigar os jardins várias vezes por semana. Jamais use a água da mangueira para “varrer” a sujeira. Antes de lavar a calçada, use vassoura. O carro pode ser lavado com o uso de baldes, e não a mangueira.
Fique atento! Os maiores ladrões de água são vazamentos, torneira pingando e descarga desregulada. Faça manutenção regularmente.

 

Fonte: Gladys Santoro – Jornal Tribuna do Vale

 Veja Também