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FIQUE ATENTO - Beneficiários cadastrados em programas sociais precisam atualizar os dados do Cadastro Único.

Quinta-feira, 02 de junho de 2022

Última Modificação: 02/06/2022 16:35:00 | Visualizada 219 vezes


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Recadastramento é exigência do Governo Federal; pode ocorrer cancelamento de benefícios caso moradores não façam a atualização no prazo, cadastro se torna inativo.

 

O CRAS de Guapirama segue convocando a população, com cadastros desatualizados a mais de um ano, para revisão e atualização dos dados contidos no Cadastro Único para Programas Sociais.

Durante a entrega de benefícios, os beneficiários identificados recebem um informativo sobre a necessidade de atualização cadastral, com a indicação de contato institucional para agendamento do atendimento. Em seguida, os moradores devem comparecer ao Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), no dia e horário indicados.

 

Recadastramento

O Cadastro Único é a porta de entrada para diversos benefícios sociais, como Programa Auxílio Brasil, Tarifa Social de Energia Elétrica, além dos auxílios municipais. A busca ativa das famílias em Guapirama tem como objetivo auxiliar os moradores para minimizar os riscos de suspensão destes benefícios.

Ao realizarem o cadastro, as famílias assumem o compromisso de prestar informações verdadeiras e atuais. Diante de qualquer alteração é necessário atualizar os dados.

Veja alguns exemplos de alterações que devem ser comunicadas:

  • nascimento ou morte de alguém das famílias;
  • saída de um integrante para outra casa;
  • mudança de endereço;
  • entrada das crianças na escola ou transferência de escola; 
  • aumento ou diminuição da renda, entre outros. 

Mesmo sem mudança na família, o cadastro deve ser atualizado a cada ano, obrigatoriamente. A medida é importante para que as informações declaradas reflitam a situação socioeconômica em que a família vive — é o que se chama cadastro qualificado.

Caso os moradores não façam a atualização dos dados dentro do prazo, o Castrado Único se torna inativo, o que pode ocasionar o cancelamento de benefícios.

Documentos


Para a atualização do cadastro o titular deve procurar o CRAS de referência munido dos documentos abaixo. Importante destacar que deve ser apresentado os documentos de todos os moradores da casa, independente de vínculo parentesco.

MAIORES DE 18 ANOS

  • RG;
  • CPF;
  • Carteira de trabalho (papel) / carteira de trabalho digital (print da tela);
  • Certidão (Nascimento / casamento);
  • Comprovante de endereço (Conta de água, luz ou telefone);
  • Título de eleitor;
  • Comprovante de Renda (Holerite para quem trabalha registrado ou comprovante de benefício para aposentados, pensionistas ou BPC);

MENORES DE 18 ANOS

  • Certidão de nascimento / RG e CPF (Se houver);
  • Declaração Escolar;

Informações
Para mais informações os moradores podem entrar em contato com o CRAS pelo número (43)3573-1122 ramal 4.

 

Centro de Referência da Assistência Social (CRAS)

Avenida Guadalajara n°700

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